IDENTIDADE


                   
Por: Edson Carlos de Sena - 1º Bemólogo

Atualmente, falamos muito sobre identidade cultural e sobre identificação, esta na perspectiva individual. Com a complexidade que nos trouxe o mundo globalizado, cheia de tecnologias que nos permite quebrar as barreiras das distâncias: espacial entre outros povos, da informação, do conhecimento...

Somos, hoje, formados, em quantos indivíduos globalizados, por uma cultura de múltiplas faces. Claro que as coisas mais locais, mais próximas, ainda são muito mais impactantes do que as mais “distantes”, se é que podemos dizer distantes.

Cada pessoa pode falar de muitas coisas das quais se identifica e pode, até mesmo, falar de uma identidade pessoal que comporta várias escolhas e, por que não dizer mesmo que parecendo contraditório à lógica da fluência textual, de identificações.

Falar das características de um indivíduo, por um olhar de fora, ou seja, sem saber o que ele pensa e outras coisas internas, subjetivas, isso torna nosso olhar para este indivíduo deficitário. Isso, também, nos faz refletir sobre o nosso olhar para o coletivo, pois será que estamos vendo as coletividades de modo mais aprofundado, ou seja, sem se respaldar apenas nos conteúdos já produzidos e divulgados, em grande maioria, em análises e pesquisas de muito tempo, sendo que esses não correspondem, de modo mais amplo, à realidade atual? 

A partir dessa visão, nos dada nos parágrafos anteriores, podemos inferir que reflexões mais amplas sobre o termo identidade e suas subdivisões necessitam serem feitas. As perguntas centrais são: a) podemos falar em identidade sem, no entanto, mergulharmos mais profundamente no contexto atual? b) será que os conteúdos teóricos de outrora podem nos dá, em conhecimento, bases para lançar um olhar aprofundado sobre o homem de hoje, enquanto indivíduos (seres únicos) e enquanto seres que vivem em coletividades (sociedades), isso com relação ao que abarca o termo Identidade e do seu termo derivado, se assim podemos dizer, mais amplo que é Identidade Cultural e, em sequência, ramificações desta (Identidade Cultural), como: Identidade de Gênero, Identidade Racial...


Comentários