O HOMEM COMO PONTO GERADOR DE REFLEXÃO



O homem, por natureza, é ponto gerador de reflexão. Pois o homem é um ser reflexivo. E isso o torna diferente dos demais animais. O homem reflete sobre tudo que chame a sua atenção  ou sobre o que a ele é apresentado com a finalidade de reflexão, ou seja, de refletir sobre determinado assunto.

Ter posicionamentos sobre as condutas de outrem e de si próprio é uma “ação / reflexão” de cada ser humano. O que pode vir a mudar o grau de relevância do posicionamento, de um pensamento, é a forma de como este é colocado, ou seja, das habilidades de quem o expõe. Essa habilidade, assim como a maioria das coisas na vida do ser humano, tem que ser desenvolvida. Refletir coerentemente, o que não quer dizer sempre de modo uniforme, é uma habilidade que deve ser aprimorado no ser humano desde sua tenra idade.

Fazendo uma analise do homem de hoje, percebemos uma falha no que tange a capacidade do desenvolvimento da capacidade reflexiva, e esta com coerência.

A Bemologia vem nos apontar para a necessidade de proporcionar aos seres humanos meios mais eficazes para que estes se tornem mais competentes na prática da reflexão e exposição de seus pensamentos reflexivos.

Acreditamos que o homem é um ser em constante estado de construção. E que o homem somente se tornará mais humano na medida em que este se torne mais competente na habilidade de refletir coerentemente. E, concomitantemente, é necessário que o ser humano aja de acordo com sua consciência.


Por: Edson Carlos de Sena 1º Bemólogo

Comentários