A MENTE ORDENATÁRIA

 


Há uma mente superior, a qual denominamos Ordenatária, que sustenta todas as mentes. Ordenatária é um termo “criado” para o idioma português para dizer aquilo que impõe uma ordem, um mando. A mente Ordenatária atrai para si os pensamentos fazendo com que eles não fujam da essência de tudo: o fazer o bem (fazer as coisas boas para si e para os outros). Por mais que haja desiquilíbrios, essa força de atração da mente Ordenatária consegue guiar tudo para uma meta única, meta essa que não sabemos dizer, pois vai além do alcance do nosso raciocínio. Os pensamentos que são conduzidos pela mente Ordenatária não são somente dos seres humanos, mas também de tudo que vive e pratica ação, mesmo que digamos que esses outros seres sejam irracionais, e de fato são, mas há uma ordem que equilibra suas diferentes formas de se guiar.

Para nós seres humanos essa mente Ordenatária age de forma especial, não que sejamos melhores que os outros seres vivos, mas porque somos constituídos por sistemas mais complexos. Somos os únicos seres vivos no planeta Terra que são capazes de serem pontos regadores de reflexão sobre praticamente tudo, por mais que não alcancemos a respostas de tudo.

Todos os povos com suas culturas, entre elas as religiões, são guiados por essa mente Ordenatária, que também denominamos: Bem - o Ser Supremo. Todos somos atraídos pela força de atração do Bem, mesmo que inconscientemente. Porém isso não significa que tudo que as pessoas fazem sejam atos guiados por essa força de atração. Mas o Bem mantém tudo em uma ordem eterna que inclui a todos de modo geral e de modo particular. Entretanto não sabemos quase nada sobre o Bem, a não ser que ele deu uma ordem eterna para que tudo existisse.

O não acreditar no Bem – o Ser Supremo- não muda nada, mas quem acredita pode se tornar um instrumento valioso da força de atração do Bem. Acreditar é possibilitar o desenvolvimento humano em todas as direções, tornando o mundo um lugar melhor para se viver.

Acreditamos que a mente Ordenatária distribui energias constantemente. E são mais fortalecidos aqueles que se deixam, livremente, serem atraídos pela força de atração do Bem – o Ser Supremo.


Comentários